Técnica criada na França na década de 60, utiliza o conceito das cadeias musculares para tratar os desvios e alterações posturais.
A noção de cadeia muscular busca a globalidade corporal e não só o tratamento de um segmento específico. Isso porque toda alteração postural, gera uma compensação à distância, sendo assim, é preciso tratar o indivíduo como um todo e não só a parte afetada.
A idéia básica do trabalho é alongar a musculatura estática, responsável por nos manter em pé, através de posturas que geram tensão na cadeia muscular. Essa musculatura estática é a que mais sofre pelo fato de possuirmos a postura bípede. Somado a isso, o sedentarismo, o excesso de peso e o stress do dia a dia contribuem para as retrações e o aparecimento das posturas viciosas.
O método RPG é utilizado principalmente no tratamento de alterações posturais do eixo axial que geralmente levam há um quadro álgico e limitante. Porém, também é aplicado em problemas nos membros superiores e inferiores, principalmente nos casos de tendinopatias, DORT e desequilíbrios articulares.
Os profissionais da FISIOCORPUS realizaram cursos com os precursores da técnica e buscam constantemente se aprimorar para refinar o trabalho realizado. E uma dessas melhorias é a junção da reeducação postural com a ginástica holística, técnica também francesa, que visa relaxamento e fortalecimento de grupos musculares específicos.
A sessão de RPG, tem duração de uma hora, com freqüência, na maioria dos casos, de uma vez por semana. O trabalho é iniciado após uma criteriosa avaliação postural, que nos confere importantes informações sobre quais cadeias musculares serão trabalhadas.