É uma das principais ferramentas para o tratamento de dores agudas, principalmente dor na coluna vertebral e das articulações que sofrem forças de coaptação geradas pela gravidade. A hidroterapia é recurso que aumenta a segurança no tratamento desses pacientes por dois fatores básicos: flutuação e temperatura.
Graças à temperatura da água, que gira em torno de 33 a 36º, o organismo passa por um processo de vaso dilatação periférica, favorecendo o relaxamento muscular. Com a musculatura em melhor situação de relaxamento, as posturas de alongamento são potencializadas, gerando melhor nível de flexibilidade. O calor também reduz a transmissão de informação dolorosa, através da acomodação dos respectivos receptores.
A força de flutuação promove um afastamento das superfícies articulares, diminuindo assim a descarga de peso nas mesmas. Graças a este fator, as articulações suportam menos peso, favorecendo a realização de movimentos que, em solo, causariam dor.
Este importante recurso tem aplicação em todos os ramos da fisioterapia. É fundamental no tratamento de afecções ortopédicas (principalmente da coluna), neurológicas (acidentes vasculares encefálicos), reumatológicas, respiratórias, patologias vestibulares (alteração de equilíbrio) e pediatria.
Os profissionais da FISIOCORPUS são especializados no tratamento de dores agudas, principalmente da coluna vertebral e utilizam técnicas específicas para este segmento. Todo o processo é protocolado, a fim de possibilitar melhores resultados.